Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Acordo Ortográfico gera nova polêmica em Portugal

Projeto recomenda ao Governo português o regresso à utilização da grafia antiga.

Publicado por Direito Comparado
há 4 anos

No dia 9/12/2019 foi apresentado o Projeto de Resolução n.º 155/XIV, pelo Deputado André Ventura do partido CHEGA!, com o objetivo de retornar o uso da grafia antiga em substituição ao acordo ortografico.

O "Acordo Ortografico da Língua Portuguesa" foi criado em 1990 e visava unificar a língua e padronizar as normas ortográficas de todos os países que formam a CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa).

Desde 2012 o acordo ortografico vem sendo aplicado junto à Assembleia da República por força da Deliberação n.º 3-PL/2010. Contudo, sua utilização nunca foi uma unanimidade, gerando debates e discursos contrários até os dias atuais.

Segundo a proposta, o acordo ortografico não atingiu a padronização desejada, apenas desconfigurou a língua originária. Segundo a exposição de motivos:

(...) é evidentemente claro que o presente acordo ortografico em nada dignifica a grandeza da língua portuguesa, transformando-a muitas vezes numa verdadeira amálgama etimológica e gramatical em tudo incompatível com a sua originária natureza.

E mais:

Mais, além da por alguns defendida hipotética simplificação da língua portuguesa, aquilo que este acordo ortografico conseguiu trazer foi um caminho de facilitismo que muitas vezes parece não se preocupar com a promoção do bem escrever português, dando primazia a que o que importa é escrever, ainda que essa escrita esteja assente em critérios de pouca exigência e qualidade.

O projeto então recomenda ao Governo português que:

  • Reverta a Deliberação n.º 3-PL/2010, voltando a escrever-se na Assembleia da República, de acordo com a grafia antiga, aquela que fez da Língua Portuguesa uma das mais belas e importantes do Mundo.

  • Nomeie um grupo de trabalho com vista à reavaliação e redefinição dos pressupostos do presente acordo ortografico por forma a alcançar o inexistente consenso de aplicação por parte de todos os propostos signatários, não desvalorizando ao mesmo tempo, a solenidade e características próprias e históricas do idioma nacional.

E você, é a favor ou contra o acordo ortográfico?

Clique aqui e siga-nos também no instagram.

  • Sobre o autorInformação Jurídica Incomum
  • Publicações3
  • Seguidores3
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações741
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/acordo-ortografico-gera-nova-polemica-em-portugal/790697722

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Eu, Roberto Moreno, fundador e presidente da Fundação Geolíngua, em 4-4-2013 fui convidado pela Assembleia da República de Portugal - para ser ouvido, no âmbito deste Acordo Ortografico.

Em reposta à Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura, via o Grupo de Trabalho para Acompanhamento da Aplicação do Acordo Ortografico, de que fazem parte deputados dos vários Grupos Parlamentares, o qual estão a ouvir várias entidades sobre esta matéria e a receber contributos escritos em relação à mesma, conforme elementos disponíveis na página da Comissão, tenho a declarar o seguinte:

Sou CONTRA este ACORDO ORTOGRÁFICO! - Mas, a FAVOR de um NOVO ACORDO ORTOGRAFICO onde se inclua a Língua Galega - origem da “Língua Portuguesa”, criada por decreto de D. Dinis.

O motivo deve-se aos inúmeros documentos, e muito bem fundamentados, sobre a verdadeira origem da língua adotada por Portugal, ao qual denominou-a de portuguesa.

Este tema vem sendo opinado e defendido por Roberto Moreno, no âmbito do Projeto Geolingua, desde 1992, quando da sua chegada à Portugal, no âmbito de uma investigação científica para uma futura defesa de tese de doutoramento, após a sua defesa de tese de Mestrado em 1991 na Universidade de São Paulo – Brasil, onde se ilustrou o poder do video na defesa e promoção da língua, cujo titulo teve como base alguns ensaios videográficos.

Saliento que este tema e o Projeto Geolingua, foi apresentado em 1997 em Macau, num Seminário Internacional, tendo Roberto Moreno sido palestrante e entrevistado pela televisão de Macau.

Neste evento esteve presente o linguista português João Malaca Casteleira, membro da Académia de Ciências de Lisboa, conhecedor em detalhes, do projeto de uma - Aliança geoestratégica das línguas "portuguesa" e espanhola na criação de uma União Iberófona para unir os 800 milhões de pessoas, nos 30 países em 5 continentes.

Sugiro que se ouça uma entrevista, realizada na rádio RDP à 27-7- 12, escrevendo no Google o seguinte - Fórum RDP+Roberto Moreno.

O tema, Acordo Ortografico é citado e comentado de uma forma muito abrangente, onde se ilustra a minha posição a favor de um futuro Acordo, mais democrático e que leve em consideração a cultura “fono-ortográfica”, dos 8 países de língua "portuguesa".

Sou a favor que se ouça, não apenas filólogos, linguistas, professores, mas, também, pessoas e entidades que possuam uma experiência, comprovada e fundamentada, no que diz respeito ao assunto – LÍNGUA – enquanto Meio de Comunicação e Poder, na soberania de um POVO, no atual processo de uma “globalização”, com base no diálogo bilingue e, neste quesito, a língua "portuguesa" é a única língua do mundo naturalmente bilíngue à nascença (ver a palavra, geolingua - no Google)

Creio que, este atual Acordo, talvez esteja a privilegiar alguns interesses particulares no campo editorial e financeiro, menosprezando o aspecto sociocultural, com destaque ao linguístico, pois, como se pode observar, em reportagens realizadas pela RTP de Portugal, entre outras, está a se considerar uma fonética errada para uma “ortografia correta”, de várias palavras, fundamentais à boa compreensão da língua portuguesa.

Para maiores detalhes estou à disposição para colaborar, com material colhido, só em Portugal, desde 1992, sobre este tema - LÍNGUA. continuar lendo